Optional sidebar menu
Social media
Contact information
Address

5th Avenue, New York - United States

Email

hello@webpixels.ro

Phone

+10 724 1234 567

Existe uma idade ideal para começar a empreender?

Existe uma idade ideal para começar a empreender?

O desejo de empreender tem surgido cada vez mais cedo, principalmente com as possibilidades que a tecnologia propicia aos jovens. Isso é algo que também atinge o pessoal de outras gerações, que veem na abertura do próprio negócio uma oportunidade de mudar a vida.

Esse jogo de contrastes gera a dúvida: qual é a idade certa para começar um empreendimento? Será que estou novo demais? Ou muito velho? No post de hoje, nós te ajudaremos com algumas respostas para essas perguntas que tanto assolam a mente dos futuros empreendedores.

A juventude inspira

O começo da vida adulta traz o sentimento de querer mudar o mundo junto com o desafio de construir a própria vida. Os conhecimentos advindos da universidade e de cursos profissionalizantes fornecem importantes bases para se lançar na aventura de empreender.

Toda essa sensação de jovialidade pode ser muito boa e deve ser aproveitada, muito pela consequente falta de amarras que a pouca idade oferece. É possível se arriscar mais, ter menos medo de errar e estar mais seguro se ainda contar com o apoio dos familiares.

A parte problemática é que a juventude também pode provocar uma intensa ansiedade, que é capaz de fazer o empreendedor guiar-se pelos impulsos de querer conseguir tudo logo, pulando etapas e deixando de ponderar questões essenciais para o sucesso do empreendimento. Por isso, é preciso dosar os instintos e aproveitar um pouco de cada coisa, valendo-se de toda a jovialidade, mas também mantendo a calma e pensando em atitudes ponderadas.

A idade traz experiência

Com o passar do tempo, o empreendedor acumula conhecimento por meio de diversos cursos, juntamente com suas experiências profissionais ao longo dos anos. Soma-se a vivência adquirida, responsável por cortar parte dos ímpetos tempestuosos da juventude.

Ao passar-se pelo período de descoberta dos 20 e poucos anos, é possível pensar em ideias e estruturas mais sólidas, fazer planejamentos a longo prazo e adquiri alguns macetes para lidar com certas coisas naturais da vida, como gestão de crises e pessoas. Além disso, devido a certas questões sociais, uma pessoa de mais de 30 anos pode inspirar mais confiança para altas posições de liderança.

Porém, com os anos, o indivíduo pode acumular algumas responsabilidades, principalmente relacionadas à família, o que torna bem complicado possuir o impulso necessário para se lançar em uma experiência nova, já que não se deve mais pensar em si, mas também em outras pessoas dependentes. É como se houvesse mais coisas a perder, freando o entusiasmo.

O importante é procurar usar as experiências de vida para pensar em soluções que balanceiem os dois lados, e ter a força de vontade de acreditar em suas ideias e bancá-las. Épocas difíceis podem vir, mas com muito trabalho duro, o sucesso pode vir até para quem já se considera muito velho para isso.

Não há uma idade “certa”

De fato a idade é uma questão a se considerar, porém isso não pode superar a vontade de tirar suas ideias do papel. Independentemente da fase da vida em que se está, o essencial é criar um bom planejamento e pensar na melhor maneira de iniciar os seus negócios. Há bons exemplos de empreendedores que começaram muito jovens, e outros que se arriscaram já com uma idade um pouco mais avançada. O melhor é você empreender no momento em que se julgar preparado e disposto a trabalhar duro para conseguir alcançar o sucesso.

Está pensando em empreender? Então a educação pode ser o caminho certo para você! Veja o post abaixo e entenda:

5 motivos que fazem a área da educação ser ótima para empreender

Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais cresce no Brasil!

Comments

Pesquisa

Categorias

Destaques

Tags

Prêmios do Grupo Prepara

Selos