Optional sidebar menu
Social media
Contact information
Address

5th Avenue, New York - United States

Email

hello@webpixels.ro

Phone

+10 724 1234 567

Como a tecnologia vai mudar a educação no futuro?

Como a tecnologia vai mudar a educação no futuro?

A tecnologia tem modificado o mundo do entretenimento, o acesso à informação, a produção das indústrias e a vida das pessoas como um todo. Com a educação não é diferente, e nos próximos anos, a tendência é que o modo de ensinar traga mudanças em relação ao que as gerações mais antigas estão acostumadas. E para te ajudar nisso, trouxemos uma lista com mudanças que os aparatos tecnológicos trarão para o mercado do ensino no país.

Adaptação aos novos meios

Durante um tempo, os equipamentos tecnológicos ficaram de fora na sala de aula, mantendo o formato clássico de ensino, com professor e lousa. Porém, o avanço recente e as prospecções para o futuro tornam impossível ignorar as mudanças. O que se imagina para os próximos anos é a criação de maneiras eficientes de utilização da tecnologia na educação, usando a tecnologia como principal método de ensino.

Capacitação dos profissionais

O profissional do futuro deverá basear sua formação também no aprendizado dessas novas tecnologias. O professor ou gestor que não se atualizar poderá perder espaço no mercado de trabalho e encontrará dificuldades em engajar os alunos.

Ensino da tecnologia

Algo que já vem acontecendo é a transformação da própria tecnologia em várias disciplinas. E nesse sentido, temos o ensino da programação e da robótica, por exemplo. Os jovens do futuro terão que interagir com inteligência artificial, robôs, internet das coisas e muitos outros conceitos que precisam fazer parte da educação de base. Nos próximos anos, veremos o surgimento e a consolidação de novos mercados para as instituições de ensino.

Ensino on-line

O mercado de EAD (ensino a distância) já é atuante no Brasil há alguns anos. A tendência é que, com a democratização do acesso à internet e a melhoria da velocidade da rede, isso ganhe ainda mais espaço. É possível visualizar metodologias interativas que são totalmente diferentes da educação formal, consolidando redes de escolas e universidades totalmente especializadas no ensino on-line.

Sala de aula híbrida

Nos últimos tempos tem-se discutido o papel do professor em sala de aula. Enquanto em outras épocas o educador deveria ser o expositor que traz uma informação de fora, hoje em dia isso não faz mais tanto sentido. O ensino híbrido funciona mais como uma troca de informações e experiências do que somente uma comunicação de mão única. Assim, podemos também pensar em uma sala de aula que integre a tecnologia, não apenas com um slide, mas como principal fonte de compartilhamento do conteúdo.

Professor como tutor

Enquanto os vídeos e a realidade virtual podem expor o conteúdo, o professor teria o papel de orientar o aluno. A preocupação de tornar o conteúdo atrativo não seria mais uma preocupação. A função do professor seria apenas a de ser um tutor, indicando quais caminhos o aluno deve seguir e tirando dúvidas. O professor funcionaria como um coach, que usa sua experiência com educação para guiar o estudante pelo caminho do aprendizado.

Escola como local de criação

Pensando em uma realidade em que a informação pode ser trocada por outros meios, o espaço físico da escola se tornaria mais uma oficina de criação, onde os alunos se reuniriam para trocar ideais e realizar projetos para fixar o aprendizado.

O fim de tudo que conhecemos?

Com o que sabemos hoje, é difícil imaginar que a tecnologia substituirá totalmente o papel dos professores. Ainda veremos mudanças e novos empreendedores dispostos a enxergar tendências. O ensino é algo muito pessoal, e as pessoas necessitam da interação humana. Por isso, não pense que a escola será extinta nos próximos anos: ela só será transformada para melhor.

Se você já é do mercado da educação ou está pensando em entrar nele, precisa continuar acompanhando os nossos posts sobre o assunto:

As maiores tendências na educação

Documentários sobre educação que nos fazem refletir

5 motivos que fazem a área de educação ser ótima para empreender

Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais crescem no Brasil!

Comments

Pesquisa

Categorias

Destaques

Tags

Prêmios do Grupo Prepara

Selos